Represa de Itupararanga

Represa de Itupararanga


Apenas 80 km de São Paulo por estrada com belas paisagens, o local certo para quem ama a vida, trocando seus dias agitados e cinzentos por um descanso tranqüilo e saudável, integrando-se a natureza.
Represa de Itupararanga - Nas cabeceiras do rio Sorocaba localiza-se a represa de Itupararanga, formada pelos rios Sorocabuçu, Sorocamirim e Una, formadores do rio Sorocaba. A Represa está no Planalto Cristalino na serra de São Francisco. Foi construída pela Light a partir de 1911, tendo seu funcionamento se iniciado em 1914. Banha os municípios de Ibiúna, Piedade, Mairinque, Alumínio e Votorantim, está situada no município de Votorantim, tendo uma queda bruta de 206 metros. com aproximadamente 30 km de eixo e 200 km de margens, permite em suas águas límpidas a prática dos mais variados esportes náuticos, com "praias", pontos de lazer e recreação para passeios maravilhosos. De um lado o azul das águas, do outro, o verde em toda sua extensão.
A barragem tem 38 metros de altura (equivalente a um prédio de dez andares). A extensão da represa é de 40 quilômetros e a capacidade total do reservatório é estimada em 355.000.000 de litros de água.Possui aproximadamente 936 Km2 de área, 26 Km de canal principal e 192 Km de margens. A represa possui múltiplos usos, sendo também usada como área de lazer e pesca. Uma parte da água represada desce via gravidade até a Estação de Tratamento de Água de Sorocaba, com a finalidade de ser tratada e em seguida abastecer a população.
O restante vai integrar parte do rio e abastecer cidades vizinhas. A represa de Itupararanga, segundo o comitê de bacias hidrográficas, é responsável pelo abastecimento de 63% da bacia do rio Sorocaba, sendo este um manancial ainda em boas condições de conservação.